FONTANA DI TREVI - Roma


19 dias!!!!

A Fonte das fontes!!!


Um dos primeiros locais que iremos visitar quando chegarmos em Roma é a Fonta de Trevi, principalmente que iremos chegar a noite e queremos aproveitar o momento para conhecer todos os locais abertos que não demandam de horários para visitas.

Imaginem esse local a noite?

Iluminado, em um céu estrelado? Que sonho, não é mesmo????

Está é considerada uma obra prima renascentista que é um dos locais mais românticos de Roma.
É a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione de Trevi, em Roma.



Uma das lendas da fonte a jogar uma meda de costas para ela, garantindo assim a sua volta para Roma.

Claro que não deixaremos de colocar lá uma moedinha de Real é claro (o euro está muito caro para deixá-lo na fonte hehehehehehehehe)

Outra lenda diz respeito aos eternos e apaixonados namorados. Do lado direito da fonte, perto da escultura do às de copas, está a conhecida Fontanina Degli Innamoratti (Pequena Fonte dos Apaixonados), que com os seus jorros mágicos, asseguram aos casais apaixonados que juntos beberem da sua água, a fidelidade eterna um com o outro.

A história da Fontana di Trevi remonta à época da Roma antiga.

Era uma fonte que estava situada no cruzamento de três ruas, onde se formava um trivium (trevo), o que levou o sítio a ser chamado de Trebium.

O local da fonte marcava o ponto terminal do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos abastecedores de água de Roma, que tinha sido encomendado pelo imperador Otávio Augusto a Marcus Agrippa, sendo as suas águas usadas para fornecer água para os banhos termais.
As águas que circulam na fonte têm dois nomes, Águas Virgens e Trevi.

Reza a lenda que, no século 19 a.C., alguns soldados sedentos procuravam por água, encontraram pelo caminho uma jovem romana virgem, que se apiedando deles, conduziu-os a uma fonte límpida, de água pura, localizada a cerca de vinte e dois quilômetros da Roma antiga. Através da lenda, surgiu o nome de Águas Virgens. Trevi teria derivado do nome que originalmente era chamado o local, Trebium.

No monumento atual da fonte, a cena da lenda da jovem virgem e dos soldados está representada em escultura.




Nos primórdios da história da fonte, as suas águas foram levadas através de um pequeno aqueduto romano, diretamente ao local de banho de Marcus Vipsanius Agrippa, um dos maiores estadistas e generais do Império Romano, a quem se deve a construção do Panteão de Roma e dos seus principais aquedutos. Na Roma antiga, graças aos aquedutos, belas fontes foram erguidas por toda a cidade, contribuindo para a arquitetura clássica e imponente da capital do maior império do mundo.

Roma também é conhecida pela beleza das suas fontes.
Três belas fontes barrocas ornamentam a cidade:
·         Piazza Navona: aFontana Dei Quattro Fiume (Fonte dos Quatro Rios),
·         Fontana Del Moro (Fonte do Mouro), e a 
·         Fontana Del Nettuno (Fonte de Netuno)
Mas nenhuma delas tem a tradição mítica da Fontana di Trevi. Nenhuma possui o seu glamour esplendoroso, o seu romantismo oculto e latente, mas não importa, pois se der tempo veremos todas!!!!!
  
Beijocas e até a próxima!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

St. Julians, nosso povoado por 30 dias!

Comida e bebida de Malta

O Arco de Constantino - Roma